O psicopedagogo estuda os processos de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos. Ele identifica as dificuldades e os transtornos que interferem na assimilação do conteúdo, fazendo uso de conhecimentos da psicologia e da antropologia para analisar o comportamento do aluno. Promove intervenções em caso de fracasso ou de evasão escolar. Pode atuar com pacientes em hospitais, ou em centros comunitários. Pode, ainda, manter consultório, orientando estudantes e seus familiares no processo de aprendizagem.
Mercado de Trabalho
Em fevereiro de 2014 o Senado aprovou a regulamentação da profissão de psicopedagogo. Mas até o fechamento desta edição, em setembro, a lei ainda precisava passar pela sanção da Presidência da República. Pelo texto da lei, a profissão poderá ser exercida por graduados em Psicopedagogia e também por quem tem diploma em Psicologia, Pedagogia ou uma Licenciatura, que tenha feito curso de especialização em Psicopedagogia, com duração mínima de 600 horas e 80% da carga horária dedicada a essa área. Os principais empregadores são escolas, hospitais e clínicas de psicologia. Mas ele encontra chances, também, em empresas, no treinamento de funcionários. Pode, ainda, participar de equipes multidisciplinares nas varas de família e de infância. "A aprovação da Lei Menino Bernardo, a Lei da Palmada, abriu espaço para o profissional em instituições jurídicas, na identificação dos possíveis problemas que uma criança esteja sofrendo no âmbito familiar", explica Roberto Anselmo, coordenador do curso da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). As regiões Sul e Sudeste são as maiores empregadoras. Desde 2013, a prefeitura de São Paulo sancionou uma lei que determina a oferta de serviços de psicopedagogia nas escolas da rede municipal. No estado já existia a lei prevendo um psicopedagogo para alunos dos ensinos fundamental e médio nas escolas da rede. Mas há vagas em todo país.
Curso
Duração média: 4 anos.
Duração média: 4 anos.
O que você pode fazer
Área clínica
Prestar atendimento psicopedagógico em clínicas e consultórios, a fm de solucionar dificuldades de aprendizado.
Educação continuada
Auxiliar indivíduos que, por qualquer problema se veem afastados da escola.
Orientação pedagógica
Resolver questões ligadas a currículo, métodos de ensino e abordagens pessoais. Criar um plano de trabalho que facilite o aprendizado dos alunos.
Recursos humanos
Assessorar empresas, órgãos públicos e ONGs nos processos de aprendizagem dos funcionários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário